10 junho, 2011


NostalgiaOrigem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Nostalgia descreve uma sensação de saudades de um tempo vivido, frequentemente idealizado e irreal. Nostalgia é um sentimento que surge a partir da sensação de não poder mais reviver certos momentos da vida. O interessante sobre a nostalgia é que ela aumenta ao entrar em contato com sua causa e não diminui como o sentimento da saudade. Exemplo: se alguém sente saudades ou falta de um conhecido, este sentimento cessa ao se reencontrar a pessoa, com a nostalgia é exatamente o oposto, ao reencontrar um amigo que gostava de brincar, este sentimento nostálgico irá se alimentar e não diminuir como a saudade.



Nostalgia, nostalgia, nostalgia... Se será essa palavra
Já tinha ouvido, mas nunca me chamou a atenção e ontem explicaram-me o que queria dizer, e gostei. Gostei porquê? Primeiro ri-me, pois achei piada ser essa a palavra que a maioria das pessoas usam quando pensam já ter esquecido outra, usam sempre essa palavra para esconder os sentimentos e fazerem-se de fortes. Hoje em dia é assim. E ontem perguntei a uma amiga: nostalgia, é isso que se sente depois de esquecer uma pessoa que não nos ama da mesma maneira? E ela: não, eu sinto-me feliz. Ela tem razão, felicidade ou alívio. E assim é fácil, eu também sei fazer-me de forte e dizer que já esqueci, mentir é TÃO fácil, conseguimos enganar tudo e todos, ás vezes até mesmo a nós próprios. Era fixe era enganarmos o nosso coração, era porreiro. Mas para quê enganar que esquecemos se podemos mesmo tentar esquecer? (ou algo parecido com esquecer..)
Já tanta gente me disse: olha para o esqueceres é assim "imagina-o numa sanita a fazer necessidades grossas e a beber compal de pêra"..."tens de deixar de lhe falar, mesmo que ele te fale, NÃO RESPONDAS!"..."apaga tudo o que tens dele, fotos, msgs, tudo!"... ás vezes não é tão fácil como se diz. Para começar ele ficava lindo numa sanita (ou não) mas também não é por aí; deixar de lhe responder acho que é patético e tem de se ter bastante autonomia para não 'cair'; e apagar as fotos e msgs, já deviam de estar há muito tempo! isso são tretas.
Mas na verdade a gente tenta, ou pensa que tenta e não consegue OU diz que não consegue, e nem tentou. Também não sou masoquista ao ponto de deixar-me ir sofrendo constantemente e nem sequer tentar afastar-me ou tentar mentalizar-me de que não posso ficar assim, mas mesmo assim não é nada fácil.
A "cura" mais eficaz para mim ainda é o tempo, embora nem sempre tenha resultados imediatos e completamente perfeitos, fica sempre qualquer coisita(ou coisona) dessa pessoa dentro de nós. E para não sentir absolutamente nada é porque, ou não amavas verdadeiramente ou porque nunca deixas-te de amar; porque esquecer alguém completamente é impossível.

Sem comentários:

Enviar um comentário